Fork me on GitHub

Keep Learning Conhecimento nunca é o bastante

Postado em
6 March 2012 @ 0:48

Tag(s)
Desenvolvimento, Rails, Tutoriais

Compilando uma versão local do Rails Guides

Para compilar uma versão local do Rails Guides, você pode fazer o seguinte processo:

1) Descubra qual o seu “gem path”, o local onde suas gems estão instaladas. No meu caso, o Rails está instalado diretamente no sistema e não utilizo rvm ou rbenv. Para encontrar essa informação, utilizei o comando “gem env” diretamente no terminal. Meu path é “/usr/local/lib/ruby/gems/1.9.1/gems/”.

2) Acesse o diretório da gem railties. Essa gem é como um “rails-core”, sendo o núcleo e o “hub” em que todas as outras gems que compõe o framework (e também extensões de terceiros) se registram para serem carregadas:

lucashungaro@IronMan:/usr/local/lib/ruby/gems/1.9.1/gems
$ cd railties-3.2.2/guides
 
lucashungaro@IronMan:/usr/local/lib/ruby/gems/1.9.1/gems/railties-3.2.2/guides (master)
$ gem install RedCloth
 
lucashungaro@IronMan:/usr/local/lib/ruby/gems/1.9.1/gems/railties-3.2.2/guides (master)
$ ruby rails_guides.rb
 
lucashungaro@IronMan:/usr/local/lib/ruby/gems/1.9.1/gems/railties-3.2.2/guides (master)
$ mv output ~/projects/documentation/rails_guides_3.2.2

Isso irá compilar os guias no diretório local “output”, o qual movemos para uma localização mais familiar. Não encontrei uma forma de mudar o diretório com argumentos na linha de comando. Você pode fazer isso se chamar o gerador via código, no entanto. O script aceita outras opções via linha de comando, como a opção de gerar guias para o Edge Rails ou versão Kindle, entre outras.

3) Ao término do processo, teremos os guias compilados em HTML no diretório indicado. Para acessá-los você pode criar um bookmark em seu browser ou utilizar um SSB. Prefiro a segunda maneira e, para isso, utilizo o Fluid (para encontrar alguns ótimos ícones visite esse grupo no Flickr. Basta criar uma nova aplicação e apontar para o diretório em que geramos os guias, iniciando pelo arquivo index.html.

Rails Guides com Fluid


Nenhum comentário até agora


Nenhum comentário ainda. Você pode ser o primeiro!

Deixe um comentário