Fork me on GitHub

Keep Learning Conhecimento nunca é o bastante

Postado em
28 April 2010 @ 18:28

Tag(s)
Empreendedorismo, Mercado, Opinião

Comprometa-se consigo mesmo.

Uma frase que ouço com frequência é: “não se comprometa com trabalho feito para outros, apenas com um negócio próprio”. Bom, tenho que dizer que isso é um perfeito discurso de perdedor. Primeiro porque, em geral, as pessoas que falam isso estão trabalhando para outras. Segundo porque elas não tem coragem para assumir riscos e começar um negócio próprio.

Isso costuma ser trazido muito à tona em conversas com amigos e conhecidos pois prefiro trabalhar em startups em oposição à empresas grandes e tradicionais. De alguma forma, startups estão ligadas a profissionais mais comprometidos, o que nem sempre é verdade, e muitas usam esse “status” para exigir longas e estafantes jornadas de trabalho. Ninguém deve se comprometer com esse tipo de vida, seja a empresa uma startup ou não.

Não consigo me imaginar passando oito horas por dia fazendo algo com que eu não tenha comprometimento e não acredite que vai dar certo. E isso não é exclusivo à startups: esse tipo de atitude é necessária esteja você trabalhando em uma startup com mais três pessoas, em uma corporação gigantesca ou no seu próprio negócio.

Você iniciaria uma empresa para fazer algo em que não acredita? Penso que não. Então por que em um emprego “normal” isso seria diferente? Fazendo uma conta bem básica, são cento e sessenta horas por mês, durante trezentos e sessenta meses (equivalente a trinta anos), o que dá seis anos e meio continuamente fazendo algo que você não dá a mínima.

Enquanto você não inicia seu próprio empreendimento (talvez nunca), a solução é encarar o “trabalho para os outros” como seu empreendimento. Afinal, é isso mesmo o que ele é. O lucro (ou prejuízo) final pode não ficar na sua mão, mas o trabalho que você realizou e a sua satisfação com ele não dependem disso.

Se você não consegue enxergar isso como possível, é um ótimo sinal de que você deve parar de se lamentar e iniciar seu empreendimento. Comprometa-se consigo mesmo, independente do fato de, no momento, você ter um chefe ou ser o chefe.


2 Comentários

Comentário por
Felipe Elias Philipp
29 April 2010 @ 13:48

Concordo.

Exatamente como eu vi o DHH dizer em uma entrevista: “Se você não está trabalhando na sua melhor idéia agora, você está fazendo errado!”


Comentário por
Yuri Malheiros
2 May 2010 @ 10:43

Concordo totalmente, me senti lendo meus próprios pensamentos 😀

É triste saber que existe muita gente que passa 40 horas por semana fazendo o que não gosta nem se importa para desfrutar apenas o fim de semana com o dinheiro que ganhou.


Deixe um comentário