Fork me on GitHub

Keep Learning Conhecimento nunca é o bastante

Postado em
29 June 2009 @ 14:55

Tag(s)
Agile, Opinião

Waterfall é xadrez. Agile é futebol.

Essa é uma boa analogia quando necessário comparar esses dois tipos de filosofia/metodologia (é apenas uma analogia, não uma comparação perfeita, mas ajuda bastante).

Waterfall é xadrez: você usa muito tempo para pensar e planejar, fazendo o máximo de esforço para tentar prever cada possível movimento durante o jogo. Dada essa natureza de muito planejamento antes da execução, faz sentido apenas em domínios muito estáveis e conhecidos, sem mudanças na demanda (geralmente em software de alto risco, como para voos espaciais).

Agile é futebol (ou qualquer esporte coletivo): as decisões durante o jogo devem ser tomadas muito rapidamente, sem tempo para análise de todas as possíveis consequências. Por isso, é “ideal” para domínios altamente dinâmicos e instáveis, com constantes alterações na demanda (como software para a web). Outra semelhança muito importante a ser notada é: mesmo que você tenha os melhores jogadores, se a equipe não jogar bem junta, o time não vence.


5 Comentários

Comentário por
Thiago Arrais
29 June 2009 @ 15:27

Boa sacada. Gostei particularmente dessa analogia porque tem elasticidade: mesmo se você esticá-la ela ainda funciona.

Waterfall costuma funcionar mal mesmo quando parece a solução mais aplicável e o xadrez é um ótimo exemplo. Se você estiver enfrentando um oponente minimamente habilidoso (como, digamos, o mercado na vida real), você vai precisar replanejar sua estratégia não importa a quantidade de tempo que tenha investido no plano inicial. Mesmo numa partida de xadrez você não pode planejar o jogo todo no início e esperar sair vitorioso simplesmente por seguir o plano, por melhor que ele seja.


Comentário por
Lucas Húngaro
29 June 2009 @ 16:36

Ótima observação Thiago, completa muito bem a analogia! 🙂


Comentário por
Diógenes
30 June 2009 @ 12:35

Boa analogia cara!

No Xadrez pode ser frustrante quando se pensa muito e, no fim, você não conseguiu prever o próximo movimento do adversário, que pode se tornar uma verdadeira dor-de-cabeça… isso se não te levar a check!

De forma similar, mudanças nos requisitos em softwares que adotam o BDUF podem se tornar uma verdadeira dor-de-cabeça pra equipe de desenvolvimento também, ao ponto de realmente acreditarem que a ponta negocial interessada é o verdadeiro adversário…e na verdade não o é. Daí vemos cenários como os comuns aqui no Brasil, em que ainda se acredita que antes de implementar qualquer coisa, para não correr riscos, devem ser recolhidas algumas “assinaturas feitas com o próprio sangue” do indivíduo para garantir que não haverão mudanças.

Saber responder de forma ágil às mudanças é preciso em ambos os casos!


Comentário por
Henrique Soejima
7 August 2009 @ 9:08

Interessante analogia!

Agora vou falar como um cara que gosta de xadrez rsrs

Agile é importante sim no Xadrez. E o melhor exemplo disso é o empate no match entre Kasparov vs computador…

Sem sombra de dúvidas o computador previu com maior precisão, um maior número de combinações de movimentos à frente em relação ao que o Kasparov era capaz…

Mas como explicar o empate se não fosse pela extrema capacidade de adaptação HUMANA, com um número de análises e planejamento suficientemente bom?

Fiquei lembrei-me de uma coisa no final da leitura rs

Eu preciso praticar muito futebol pra melhorar heheheh
=)


Comentário por
Sog
12 November 2009 @ 9:58

Agile é uma excelente metodologia quando as equipas têm skills uniformes e efectuam tarefas similares em todos os âmbitos do projecto…

No entanto em algumas àreas de TI altamente especializadas, com componentes segmentados, baseados em diferentes tecnologias, isto não é muito recomendável, porque se de um lado ganhamos dinamismo na equipa, por outro perdemos para a qualidade…

Veja isto como por o goleiro a marcar o escanteio, o artilheiro na baliza defendendo penalti…
Ele fazem o seu papel, tentam…, mas não o fazem tão bem como o craque dessa área…

Agile é uma boa metodologia, e é o sonho de qualquer gestor de projecto, ter gente com multiplas competencias, a trabalhar sempre na capacidade máxima… no entanto se esquecem que a perda de qualidade se vai pagar no longo prazo… e aí vão rezar para que o especialista venha resolver os problemas complicados que ninguem entende… e marque o gol da vitoria no ultimo minuto de jogo …


Deixe um comentário