Learncast #1: BDD leve com Shoulda – testando modelos ActiveRecord
Behavior Driven Development parece ganhar tração constantemente nas comunidades de desenvolvedores de teste. Isso não é à toa: essa “nova” mentalidade dá o toque semântico que faltava à s técnicas de Test Driven Development.
Na comunidade Rails, os três projetos mais conhecidos na área de BDD são RSpec, Shoulda e test/spec. Minha escolha é o Shoulda, que utilizo desde o lançamento com muito sucesso. Há um bom tempo venho “rascunhando” um screencast introdutório e, finalmente, ele está pronto. Clique aqui para baixá-lo em formato QuickTime.
O objetivo do screencast é apenas mostrar superficialmente o que é Shoulda e como testar funcionalidades de modelos ActiveRecord (como validações e associações). Em breve virão mais alguns cobrindo testes de controllers e mais detalhes sobre o uso do plugin.
Links interessantes:
Shoulda: tutorial | repositório | RDocs | bundle para TextMate
Plugin QuietBacktrace
Comentários, crÃticas e complementos são muito bem-vindos!
Obs: estou resfriado, mas fiz o possÃvel para deixar o som o mais claro possÃvel. Por favor, avise caso eu não tenha conseguido. 🙂
Update: como apontado nos comentários, subi o vÃdeo sem o som (duh!), mas isso já foi corrigido. Obrigado pelo aviso, pessoal.
Update 2: disponibilizei o script e as imagens que utilizo para o Autotest com o Shoulda em minha máquina, rodando o Leopard. Crie, na pasta home de seu usuário (/Users/<nome_do_seu_usuário>/), uma pasta chamada .autotest_images e copie as duas imagens para lá. Crie, também na home, um arquivo chamado .autotest e preencha-o com o script contido no pacote. Esse script é baseado em um script publicado pelo Carlos Brando.
10 Comentários