Developer 101: miscelânea
Depois de um bom tempo, mais um artigo da série “Developer 101”. Dessa vez decidi falar sobre vários assuntos de uma forma sucinta com o objetivo de instigar a curiosidade do leitor. 🙂
Então vamos lá, aí vão mais alguns conceitos que acho importantes na formação de um desenvolvedor:
POSIX
Portable Operating System Interface, POSIX, é o nome dado a um conjunto de padrões especificados pela IEEE que define a API e interfaces de shell e de utilitários para software compatível com o sistema operacional Unix (mas o padrão pode se aplicar a qualquer sistema operacional). O objetivo era estabelecer uma interface padrão entre todos os sistemas operacionais que adotassem o conjunto POSIX e os softwares rodados sobre eles, de forma a torná-los portáveis. O nome POSIX foi uma criação de Richard Stallman.
Entre os sistemas operacionais mais conhecidos, são totalmente compatíveis com o conjunto POSIX: AIX, HP-UX, Mac OS X e Solaris. Entre os não-oficialmente certificados, mas compatíveis em grande parte estão FreeBSD e a maioria das distribuições Linux. É possível conseguir algum nível de compatibilidade no Windows através de pacotes como o Microsoft Windows Services for Unix.
BSD
Berkeley Software Distribution, BSD, é um sistema operacional derivado de Unix desenvolvido na Universidade da Califórnia, em Berkeley, de 1977 a 1995. Foi um branch do Unix e muito de seu código acabou sendo aproveitado pelo mesmo.
Serviu como base para muitos projetos em desenvolvimento até hoje, como FreeBSD, OpenBSD e para o core do Mac OS X (conhecido como Darwin, que é um sistema operacional por si só, contendo partes do FreeBSD, do Mach e de código desenvolvido pela Apple – XNU), sistemas considerados Unix-like.
Bash
Bourne-again shell, Bash, é um shell Unix escrito para o projeto GNU. É o padrão na maioria das distribuições GNU/Linux e também no Mac OS X e pode ser utilizado na maioria dos sistemas Unix-like. Foi portado para o Windows pelo projeto Cygwin.
Reforçando: se você encontrar algo incorreto ou incompleto, por favor, comente.
Nenhum comentário até agora