Fork me on GitHub

Keep Learning Conhecimento nunca é o bastante

Postado em
10 May 2008 @ 3:09

Tag(s)
Developer 101

Developer 101: miscelânea

Depois de um bom tempo, mais um artigo da série “Developer 101”. Dessa vez decidi falar sobre vários assuntos de uma forma sucinta com o objetivo de instigar a curiosidade do leitor. 🙂

Então vamos lá, aí vão mais alguns conceitos que acho importantes na formação de um desenvolvedor:

POSIX
Portable Operating System Interface, POSIX, é o nome dado a um conjunto de padrões especificados pela IEEE que define a API e interfaces de shell e de utilitários para software compatível com o sistema operacional Unix (mas o padrão pode se aplicar a qualquer sistema operacional). O objetivo era estabelecer uma interface padrão entre todos os sistemas operacionais que adotassem o conjunto POSIX e os softwares rodados sobre eles, de forma a torná-los portáveis. O nome POSIX foi uma criação de Richard Stallman.

Entre os sistemas operacionais mais conhecidos, são totalmente compatíveis com o conjunto POSIX: AIX, HP-UX, Mac OS X e Solaris. Entre os não-oficialmente certificados, mas compatíveis em grande parte estão FreeBSD e a maioria das distribuições Linux. É possível conseguir algum nível de compatibilidade no Windows através de pacotes como o Microsoft Windows Services for Unix.

Leia mais aqui.

BSD
Berkeley Software Distribution, BSD, é um sistema operacional derivado de Unix desenvolvido na Universidade da Califórnia, em Berkeley, de 1977 a 1995. Foi um branch do Unix e muito de seu código acabou sendo aproveitado pelo mesmo.

Serviu como base para muitos projetos em desenvolvimento até hoje, como FreeBSD, OpenBSD e para o core do Mac OS X (conhecido como Darwin, que é um sistema operacional por si só, contendo partes do FreeBSD, do Mach e de código desenvolvido pela Apple – XNU), sistemas considerados Unix-like.

Leia mais aqui.

Bash
Bourne-again shell, Bash, é um shell Unix escrito para o projeto GNU. É o padrão na maioria das distribuições GNU/Linux e também no Mac OS X e pode ser utilizado na maioria dos sistemas Unix-like. Foi portado para o Windows pelo projeto Cygwin.

Leia mais aqui.

Reforçando: se você encontrar algo incorreto ou incompleto, por favor, comente.


Nenhum comentário até agora


Nenhum comentário ainda. Você pode ser o primeiro!

Deixe um comentário