FISL 9.0 – balanço
O melhor do evento, com certeza, foram as pessoas. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente muita gente que só conhecia no “mundo virtual”: Jony dos Santos, Rodrigo Kochenburger, Júlio Monteiro, Carlos Eduardo Franco, Ronaldo Ferraz, Weldys Santos, Everton Carpes e também rever alguns, como Fábio Akita e VinÃcius Teles.
Akita, Tiago, Lucas, VinÃcius, Carlos Eduardo, Júlio, Jony e Rodrigo – Rails Brasil em peso no FISL
Vi algumas palestras. Algumas boas, algumas péssimas. Não tem jeito, quando alguém muito técnico é posto para falar, o resultado não é muito bom. Por isso é tão importante sair do “cubÃculo” e dar atenção a aspectos nâo técnicos para desenvolver outras habilidades.
Conversamos também com um pessoal de um grupo de usuários de Java do Uruguai. Eles estão interessados em aprender Rails e foram até o stand do Rails Brasil para uma conversa. Três pessoas falando espanhol e quatro falando português, imaginem a “salada”.
Outro estrangeiro que apareceu por lá foi o Evan Henshaw-Plath, aka “Rabble”, desenvolvedor Rails da Yahoo! e também um dos criadores do Odeo. A conversa com ele foi muito interessante. Eles nos mostrou um novo produto da Yahoo! desenvolvido em Rails (Fire Eagle) e também nos contou que está escrevendo um livro sobre TDD com Ruby para a O’Reilly.
Outros destaques foram as palestras de Randal Schwartz (que era sobre Seaside mas ficou só no básico de Smalltalk) e Jon Maddog Hall.
O que ficou do evento é que nossa comunidade vem crescendo muito bem e conta com desenvolvedores excelentes, sempre buscando melhorar e objetivando qualidade. Valeu galera, até a próxima oportunidade!
1 Comentário