Se você escreve mal, programa mal
E ponto final.
É impressionante a quantidade de pessoas com curso superior na área de informática (o que sugere que a pessoa deveria ter mais conhecimento do que uma sem curso superior…) que não sabe escrever um texto minimamente coeso, muito menos manter uma linha de argumentação consistente em uma conversa.
Não estou dizendo que sou um professor Pasquale, muito menos um mestre na arte da argumentação, mas sempre gostei das ciências humanas e me esforço para melhorar na comunicação. Por quê? Bom, desenvolvimento de software é 90% comunicação. Comunicação com clientes, com membros da equipe, com parceiros, comunicação do seu pensamento em forma de código.
A “era da internet”, de Orkuts, Messengers e afins, tornou o cenário ainda pior: além da deficiência lógica, a total falta de conhecimento gramatical e ortográfica se tornou uma epidemia. A “preguiça” de escrever corretamente, em nome da agilidade na comunicação virtual, tornou-se hábito e “emburreceu” as pessoas.
Programar é uma atividade criativa, envolvendo muito raciocÃnio e lógica. O mesmo ocorre com a argumentação. Existem técnicas bem definidas para ambas, mas a qualidade do produto final depende das habilidades do executor.
Como discuti anteriormente, o programador apenas programa, traduz, codifica como uma máquina. O desenvolvedor de software, que tem na programação uma de suas principais atividades, busca mais conhecimento, se aprimora, sabe se comunicar.
Então, como alguém espera (ou afirma) ser um bom desenvolvedor de software quando não consegue escrever uma simples frase sem cometer seguidos erros ortográficos e lógicos?
7 Comentários