Qual é a opinião da sua empresa?
Não é segredo para ninguém: as empresas que mais crescem atualmente são as empresas com opinião.
As empresas com opinião não são conduzidas, conduzem. Sabem dizer não e criar tendências. Exemplos? Apple, 37signals e brasileiras como a Visie e a ImproveIT.
Empresas “cinzas”, isto é, que querem ser tudo para todos (“vanilla”, para os norte-americanos), perdem espaço cada vez mais rapidamente.
A Microsoft passou a correr desesperadamente atrás de empresas como Google e Apple pois simplesmente não consegue inovar. O motivo? Falta de opinião. A empresa está presa ao “mercado”. Ao tentar ser tudo para todos, ela criou amarras das quais não consegue se livrar.
Burocracia, legado e a própria filosofia e polÃtica da empresa a tornam lenta demais, inapta para responder ao dinamismo de uma “nova” era, onde a internet é a plataforma principal, demandando mudanças muito mais rápidas do que o vagaroso ciclo de releases do software “tradicional”.
Não sou um xiita, mas tenho minhas opiniões. Acredito que a Microsoft ainda cria bons produtos (principalmente hardware), mas ela deixou de ser lÃder já há um bom tempo.
Além de qualidade e bons preços, as pessoas buscam cada vez mais identificação com as empresas das quais consomem produtos ou serviços. É muito raro encontrar alguém realmente identificado com empresas como a Microsoft (e muitas outras), mas é fácil encontrar pessoas que seguem “culturas” como Apple e 37signals, empresas que se esforçam para criar e manter toda uma filosofia baseada em fortes opiniões. Para mim, esta é a maior vantagem competitiva que uma empresa pode ter hoje.
Qual a sua opinião? Qual é a opinião da sua empresa?
Veja também:
Entrevista de Jason Fried com Walt Mossberg.
1 Comentário