Fork me on GitHub

Keep Learning Conhecimento nunca é o bastante

Postado em
28 December 2007 @ 13:34

Tag(s)
Artigos, Desenvolvimento, Software, Test-Driven Development

Expressividade no código ou "Porque testes, código bem escrito e refactoring são melhores que qualquer documentação"

Interessantíssimo o artigo do Phillip Calçado, “Expressividade no código“. Nele, Phillip fala o que todo programador já está cansado de saber mas que a maioria finge não saber ou, simplesmente, acha “trabalhoso” demais. Afinal, desenvolvimento “Quick and Dirty” dá muito menos trabalho, não é?

Pior ainda é conseguir convencer gerentes disso. Gerentes são burocratas por natureza, possuem uma paixão inexplicável por papelada e documentação (que nem eles mesmo utilizam), adoram andar com livros grossos pregando a última “revolução” no mundo dos processos, caçando certificações como Cobit e PMI e, principalmente, não enxergando um palmo à frente do nariz. Não é por acaso que, hoje, a inovação vêm das startups e pequenos grupos de desenvolvedores pragmáticos que focam no que realmente importa: software simples, elegante e que resolve problemas.

Voltando ao artigo, a leitura é altamente recomendada. Com um exemplo simples e direto, Phillip constrói seu argumento com rara habilidade. Habilidade que só a experiência com desenvolvimento real é capaz de trazer.


2 Comentários

Comentário por
Alberto
29 December 2007 @ 7:35

Amigo, poderia explicar o que vem a ser “desenvolvimento Quick and Dirty”?

obrigado


Comentário por
lucashungaro
29 December 2007 @ 10:43

Alberto, “Quick and Dirty” siginifica “Rápido e Sujo” e se refere, em geral, à plataformas como Visual Basic e PHP, onde é possível desenvolver rapidamente, mas o código resultante é bem “sujo”, isto é, tem baixa manutenabilidade. Apesar de ser ligado à essas linguagens, nada impede de se fazer algo sujo com Java, .NET ou mesmo Rails.

Em geral isso depende do desenvolvedor, que deve ter ética e assumir a responsabilidade sobre o que faz. Além disso, frameworks como o Rails estimulam o “Quick and Clean”, desde que você siga as convenções e recomendações.


Deixe um comentário