Fork me on GitHub

Keep Learning Conhecimento nunca é o bastante

Postado em
15 August 2007 @ 23:57

Tag(s)
Ruby

Documentação do Ruby – ri

Juntamente com o Ruby, é instalado o utilitário ri, através do qual é possível acessar a documentação do Ruby (e também documentação gerada a partir do utilitário RDoc, que não é nosso foco no momento).

Para utilizar o ri basta digitar “ri” (sem as aspas) em um prompt de comando, seja no Windows, Mac OS ou Linux (desde que o Ruby esteja corretamente instalado).

Digitando apenas ri e teclando Enter, você verá algumas orientações sobre o uso do utilitário, os comandos e opções disponíveis e também alguns exemplos.

Exemplo (em Windows):

C:> ri Array#each
 -------------------------------------------------- Array#each
 array.each {|item| block }   ->   array
 -------------------------------------------------------------
 Calls _block_ once for each element in _self_,
 passing that elementas a parameter.

 a = [ "a", "b", "c" ]
 a.each {|x| print x, " -- " }

 produces:
 a -- b -- c --

Para quem utiliza o Windows, existe também o utilitário gráfico fxri que disponibiliza um misto de ri e irb, o console Ruby interativo, através do qual você pode digitar comandos Ruby e receber os resultados instantâneamente (assim como no site http://tryruby.hobix.com/).

Observação 1: como utilizo apenas ambiente Windows, não tenho conhecimento da disponibilidade de utilitários semelhantes nas outras plataformas.

Observação 2: o fxri, entre outros utilitários, é instalado pelo One-Click Ruby Installer, a maneira mais fácil de instalar um ambiente Ruby em Windows.

Esses utilitários são extremamente úteis tanto para aprendizado quanto durante o desenvolvimento, mantenha-os sempre à mão!


Nenhum comentário até agora


Nenhum comentário ainda. Você pode ser o primeiro!

Deixe um comentário